Hillary descarta envio de tropas dos EUA contra EI na Síria e no Iraque

Washington, 17 jan (EFE).- A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton, favorita para a candidatura democrata à Casa Branca, se mostrou neste domingo contrária ao posicionamento de tropas na Síria e no Iraque contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

"Absolutamente não", respondeu Hillary ao ser perguntada sobre o assunto, durante o debate dos pré-candidatos à indicação presidencial democrata realizado em Charleston.

A também ex-primeira-dama assinalou que seu plano não inclui "forças no terreno", mas ataques aéreos da coalizão internacional liderada pelos EUA que combate o EI, e o apoio às forças locais.

"O Exército iraquiano está começando a mostrar mais habilidade na luta contra os jihadistas", destacou Hillary.

"Acredito que também temos que tentar interromper a rede de abastecimento de combatentes estrangeiros e de dinheiro procedente do estrangeiro. E temos que combatê-los na internet", ressaltou a pré-candidata.

Hillary compartilha assim a política do presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama, que descarta enviar tropas para combater no terreno o EI em Iraque e Síria.

Seu principal rival na candidatura presidencial democrata, o senador Bernie Sanders, assinalou sua oposição a "ter tropas americanas em guerra perpétua" e ressaltou que a "grande prioridade" na Síria é "destruir o EI".

O terceiro pré-candidato democrata na disputa, Martin O'Malley, defendeu a criação de "alianças internacionais" para reforçar a luta contra os jihadistas.

O debate, transmitido pela emissora "NBC", aconteceu a apenas 15 dias dos "caucus" (assembleias populares) no estado de Iowa, no dia 1º de fevereiro, e representam o tiro de largada da temporada de eleições primárias no país.

Hillary ampliou sua vantagem para 25 pontos sobre seu principal rival, o senador Sanders, na corrida pela indicação presidencial por seu partido, segundo uma nova pesquisa nacional publicada neste domingo.

No entanto, a diferença entre Hillary e Sanders é menor para as primárias de Iowa e New Hampshire.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos