Premiê australiano visita tropas em Afeganistão e Iraque

Sydney (Austrália), 18 jan (EFE).- O primeiro-ministro da Austrália, Malcom Turnbull, visitou no fim de semana Afeganistão e Iraque, países nos quais contribuiu na luta contra o extremismo islâmico, antes de viajar para os Estados Unidos para se reunir com o presidente, Barack Obama, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Turnbull se reuniu no domingo com o presidente afegão, Ashraf Ghani, e o chefe do Executivo, Abdullah Abdullah, e dialogou no aeroporto de Cabul com militares, trabalhadores de organismos humanitários e outras forças de segurança e capacitação australianos, segundo a agência local de notícias "AAP".

O primeiro-ministro anunciou o envio de mais 20 militares ao Afeganistão que se somarão aos 250 desdobrados no país, que em 2015 viveu um ano sangrento com cerca de 16 mil soldados e policiais mortos ou feridos em confrontos com os talibãs.

Turnbull também foi informado sobre a missão aliada de apoio ao Afeganistão, na qual participam militares de seu país, e elogiou o trabalho dos integrantes das forças armadas australianas.

No sábado, Turnbull esteve no Iraque onde se reuniu com o primeiro-ministro Haider al Abadi e visitou de surpresa as tropas australianas no acampamento Tahi, no norte de Bagdá.

Turnbull vai a Washington onde ficará dois dias para abordar assuntos sobre segurança, reformas financeiras e comerciais, além de promover sua agenda de inovação.

No encontro com Obama se espera que ele trate sobre a luta contra o extremismo islâmico, as tensões no Mar Meridional da China e a movimentação dos soldados americanos no norte australiano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos