Presidente do Cazaquistão aceita dissolução do parlamento

Astana, 18 jan (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, aceitou nesta segunda-feira a dissolução da câmara baixa do parlamento, o que abre caminho para a realização de eleições legislativas antecipadas, informou a presidência do país.

A iniciativa de dissolver a câmara e realizar eleições antecipadas foi adotada no último dia 13 de janeiro pelos parlamentares.

"O presidente cazaque assinalou que esta proposta para dissolver a câmara teve uma boa recepção entre os cidadãos e que está relacionada com a implementação das reformas e a situação dos mercados internacionais", indicou a mesma fonte.

Nazarbayev se reuniu hoje com os presidentes do Mazhilis (a câmara baixa) Kabibulla Dzhakupov, e do Senado, Kassym-Jomart Tokayev, assim como com o primeiro-ministro, Karim Masimov, e o presidente do Conselho Constitucional, Igor Rogov, antes de tomar a decisão.

"A realização das eleições antecipadas ao parlamento do Cazaquistão coincidirá com as eleições para os órgãos de representação locais em todos os níveis. Esta medida está recolhida na Constituição da República", disse Rogov, segundo um comunicado.

Nazarbayev afirmou que a iniciativa combinará ambas eleições para otimizar os custos de financiamento e organização.

Segundo a lei cazaque, a dissolução da câmara baixa do parlamento é a base para a convocação de eleições antecipadas, e a decisão corresponde ao presidente da República após consultar os deputados e o primeiro-ministro.

As eleições deverão ser realizadas nos dois meses sucessivos à dissolução antecipada do parlamento.

Os pleitos legislativos anteriores aconteceram em janeiro de 2012, e nele participaram os sete partidos políticos, três dos quais fizeram parte da câmara baixa: o partido governamental Nur Otan, o partido democrático Ak Zhol e o Partido Comunista do Povo.

O mandato do Legislativo tem uma duração de cinco anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos