Atentado contra posto policial deixa ao menos 11 mortos no Paquistão

(Atualiza o número de vítimas e acrescenta reivindicação talibã)

Islamabad, 19 jan (EFE).- Pelo menos 11 pessoas morreram, entre elas cinco policiais, e outras 20 ficaram feridas nesta terça-feira em um atentado a bomba contra um posto de controle policial em Peshawar, no noroeste do Paquistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O ataque aconteceu pela manhã em um posto de controle das Tropas Khasadar, um corpo policial regional, na área de Hayatabad, quando um suicida detonou os explosivos que levava, afirmou um oficial da polícia em Peshawar, Atiq Shah.

O principal grupo talibã do Paquistão, Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP), reivindicou a autoria do ataque em comunicado.

Um porta-voz do governo do distrito de Peshawar, Riaz Khan Mehsud, indicou que o alvo do ataque "era o veículo do oficial das Tropas Khasadar em Jamrud, Nawab Shah, que se encontra entre os mortos".

O presidente da União de Jornalistas nas zonas tribais sob administração federal (FATA) no noroeste do país asiático, Mehboob Shah Afridi, também faleceu na explosão, segundo meios de comunicação locais.

Imagens de televisão mostravam vários veículos na zona do ataque completamente carbonizados, entre eles uma caminhonete, enquanto os serviços contra incêndios tratavam de sufocar totalmente as chamas envolvidos por uma grande fumaça.

Peshawar é fronteiriça com a região de Khyber, onde em outubro de 2014 o Exército paquistanês iniciou uma ofensiva contra os insurgentes que se uniu a outra lançada em junho desse ano na área tribal do Waziristão do Norte.

Pelo menos 3.500 insurgentes e 488 membros das forças de segurança paquistaneses morreram nessa campanha, segundo dados oficiais.

Em dezembro de 2014, o TTP lançou um ataque contra uma escola em Peshawar que deixou 151 mortos, entre eles 125 crianças, uma ação que aconteceu, segundo disseram os insurgentes, como vingança por estas operações.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos