Maior organização LGBT dos EUA anuncia apoio a Hillary Clinton

Washington, 19 jan (EFE).- A organização The Human Rights Campaign (HRC), a maior dos Estados Unidos para a defesa dos direitos civis de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), anunciou nesta terça-feira seu apoio à campanha da pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

O Conselho de Administração da HRC, do qual fazem parte 32 líderes da comunidade de todo Estados Unidos, aprovou uma moção para apoiar à campanha de Hillary em uma votação secreta.

O motivo pelo qual a organização tomou esta decisão é que considera que a favorita para conquistar a candidatura presidencial democrata tem uma "agenda robusta para o avanço da igualdade, um histórico sólido e a capacidade de ganhar" nas eleições do próximo dia 8 de novembro.

A pouco mais de dez dias do início das eleições primárias para decidir o candidato de ambos partidos, que começam com os caucus de Iowa, em 1º de fevereiro, Hillary lidera as enquetes internas do Partido Democrata com uma vantagem de 25 pontos sobre seu principal rival, o senador Bernie Sanders.

Além disso, várias enquetes que estudam o hipotético caso de que Hillary enfrente candidatos republicanos concretos, como Donald Trump, também a apontam como vencedora.

A HRC se mostra satisfeita com "a liderança" do presidente Barack Obama, que se materializou em "substanciais progressos na igualdade da comunidade LGBT", afirma o comunicado emitido hoje.

Por outro lado, considera uma "ameaça" as opiniões dos candidatos republicanos à presidência para "bloquear o progresso, revogar, derrogar e anular tudo o que se ganhou nos dois mandatos do presidente Obama", acrescenta o comunicado.

"Enquanto eles (os republicanos) lutam para levar-nos ao passado, Hillary Clinton está lutando para avançar na igualdade da comunidade LGBT", concluiu a HRC.

A expectativa é que a ex-secretária de Estado aceite oficialmente o apoio da HRC no próximo domingo, em um ato eleitoral em Des Moines (Iowa) junto ao presidente da entidade, Chad Griffin, segundo a organização.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos