Ataque suicida deixa 7 mortos perto da embaixada russa em Cabul

Cabul, 20 jan (EFE).- Pelo menos sete pessoas morreram, seis delas civis, e outras 28 ficaram feridas nesta quarta-feira em um atentado suicida perto da embaixada da Rússia em Cabul, informaram à Agência Efe fontes oficiais do Afeganistão.

O escritório de imprensa da missão diplomática confirmou que a explosão, que causou também a morte da pessoa que detonou a bomba, aconteceu "perto do recinto da embaixada", mas "todo seu pessoal está seguro" e não houve "nenhum dano dentro" das instalações.

O vice-ministro de Interior para assuntos de Segurança do Afeganistão, Mohammad Ayub Salangi, confirmou em seu conta no Twitter que seis civis morreram no ataque, entre eles quatro mulheres.

O porta-voz adjunto do Ministério do Interior afegão, Najib Danish, disse que os feridos também são civis e afirmou que, após a explosão, vários veículos arderam em chamas na área, que foi isolada por forças de segurança.

"O ataque aconteceu na hora do rush, quando funcionários do governo e outras pessoas voltavam a suas casas de escritórios e locais de trabalho em uma das estradas mais transitadas, perto da embaixada russa e do antigo parlamento", relatou o porta-voz.

Um oficial das forças de segurança afegãs, que pediu anonimato, afirmou que o ataque aconteceu a "apenas 15 ou 20 metros" das instalações da sede diplomática.

A explosão foi escutada em grande parte da capital afegã, inclusive a mais de dez quilômetros de distância do local.

Este atentado acontece após vários ataques nas últimas semanas no Afeganistão contra delegações diplomáticas.

Na semana passada, dez pessoas morreram e sete ficaram feridas em um ataque ao consulado do Paquistão em Jalalabad, no leste do Afeganistão, que foi reivindicado pelo grupo insurgente Estado Islâmico (EI).

No início do mês, o consulado da Índia na cidade afegã de Mazar-e-Sharif (norte) foi alvo de um ataque no qual morreram cinco pessoas, os quatro atiradores e um policial, após 25 horas de enfrentamento.

Em dezembro, um ataque talibã contra uma casa de hóspedes e a embaixada da Espanha em Cabul acabou com a morte de dois policiais espanhóis, quatro agentes afegãos, dois civis e os quatro criminosos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos