China convida presidente cazaque para participar da próxima cúpula do G20

Astana, 20 jan (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, convidou seu colega cazaque, Nursultan Nazarbayev, para participar da cúpula do G20 que será realizada em setembro no país, disse nesta quarta-feira o embaixador chinês no Cazaquistão, Zhang Hanhuey.

"Como todos sabemos, nossa cooperação alcançou um novo nível no ano passado. Nossos presidentes se visitaram mutuamente. O primeiro-ministro do Cazaquistão também realizou duas visitas oficiais à China em 2015", lembrou Zhang.

"Neste ano manteremos este nível de diálogo. Além disso, o presidente da China Xi Jinping convidou Nursultan Nazarbayev para participar da próxima cúpula do G20 em setembro", anunciou Zhang durante sua conferência "Uma faixa, uma rota: a atual política externa chinesa".

O lema "uma faixa, uma rota" recolhe a pretensão da política externa chinesa de criar uma nova rota comercial entre Ásia e Europa, uma espécie de nova "Rota da Seda", além de mediar os conflitos regionais.

Os países que formam o G20 são responsáveis por 85% da economia mundial e possuem 65% da população do planeta.

Os membros do G20 são a União Europeia, o G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França), Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coreia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia, África do Sul e Turquia.

A próxima cúpula do G20 será realizada sob a presidência da China nos dias 4 e 5 de setembro na cidade chinesa de Hangzhou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos