Irã garante à Arábia Saudita que confronto não convém a ninguém

Davos (Suíça), 20 jan (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, afirmou nesta quarta-feira à Arábia Saudita que um confronto não convém a ninguém, após a ruptura de relações diplomáticas de Teerã com este e outros países da região.

"Nossos vizinhos sauditas necessitam perceber que o confronto não é do interesse de ninguém", declarou Zarif em uma sessão do Fórum Econômico Mundial realizado em Davos (Suíça).

Zarif acrescentou que "desde o acordo nuclear (entre Irã e um grupo de potências), a Arábia Saudita entrou em pânico, mas não há razão para isto, não queremos excluir ninguém na região", ao mesmo tempo que negou qualquer possibilidade de uma guerra neste contexto.

As tensões entre Irã, cuja população é majoritariamente xiita, e vários países da região de maioria sunita aumentaram recentemente, após a execução de um importante clérigo xiita na Arábia Saudita, o que provocou por sua vez uma manifestação violenta contra a embaixada deste país em Teerã.

Zarif garantiu que esse incidente foi vergonhoso para seu país e foi condenado unanimemente por todos os setores e líderes políticos.

"Foi um ato do qual não temos orgulho e estamos perseguindo os responsáveis. Tomamos medidas para proteger os diplomatas sauditas... foi um pretexto para romper as relações diplomáticas", sustentou.

O ministro, que foi uma peça fundamental na conclusão bem-sucedida do acordo nuclear que tirou a seu país de décadas de isolamento, afirmou que seu país esta mais que disposto a um diálogo com seus moradores.

"Seus interesses estariam melhor servidos se lutássemos juntos contra ameaças comuns, como o extremismo e especificamente contra Daesh (Estado Islâmico) e a Frente al-Nusra", comentou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos