Nazarbayev convoca eleições legislativas antecipadas para o dia 20 de março

Astana, 20 jan (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, dissolveu nesta quarta-feira a câmara baixa do parlamento e convocou eleições legislativas antecipadas para o dia 20 de março.

A iniciativa de dissolver a câmara e realizar eleições antecipadas foi adotada no último dia 13 de janeiro pelos parlamentares devido à situação econômica do país centro-asiático.

"Faço uma chamada a todos os cidadãos do Cazaquistão, a todos os níveis sociais da sociedade para apoiar a decisão, ditada pela situação. Peço a todos para participar ativamente nas eleições e mostrar outra vez nossa solidariedade e unidade para o futuro de nosso país", disse Nazarbayev após o anúncio hoje em discurso à nação.

"Tenho certeza que a renovação é em interesse do país e do povo", acrescentou Nazarbayev.

Segundo a lei cazaque, a dissolução da câmera baixa do parlamento é a base para a convocação de eleições antecipadas, e a decisão corresponde ao presidente da República após consultar os deputados e o primeiro-ministro.

As eleições deverão ser realizadas nos dois meses posteriores à dissolução do parlamento.

Os pleitos legislativos anteriores aconteceram em janeiro de 2012, e nele participaram os sete partidos políticos, três dos quais fizeram parte da câmara baixa: o partido governamental Nur Otan, o partido democrático Ak Zhol e o Partido Comunista do Povo.

O mandato do Legislativo tem uma duração de cinco anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos