Cazaquistão se apresenta em Davos como alvo de investimento sustentável

Davos (Suíça), 21 jan (EFE).- O primeiro-ministro do Cazaquistão, Karim Masimov, apresentou o país nesta quinta-feira como um destino para investidores estrangeiros, sobretudo em infraestrutura, em um marco de desenvolvimento sustentável.

Masimov explicou a um grupo de investidores e analistas as reformas realizadas pelo governo cazaque, para as quais contou com o respaldo do Banco Mundial (BM), que o tempo todo, segundo ele, "apoiou a transformação do país".

O premiê disse que a presença do Cazaquistão no Fórum de Davos é mais um passo no caminho de reformas, que ainda não foi concluído. Ele afirmou que no próximo ano novos projetos poderão ser anunciados.

O ministro das Finanças cazaque, Bakhyut Sultanov, por sua vez, lembrou que o país lembra agora os 25 anos da independência da União Soviética. O período é visto por ele como longo caminho, durante o qual aconteceram reforças de todo tipo, que transformaram o Cazaquistão em uma economia global, preparada para fazer negócios com o resto do mundo.

O governo aprovou recentemente um conjunto de medidas econômicas, que ainda precisam obter sinal verde do parlamento. Também anunciou que o primeiro-ministro viajará em breve a Washington, onde mantém contatos regulares com o BM, com o qual espera fechar novas alianças.

Entre os principais objetivos da atual equipe de governo, Sultanov destacou o desenvolvimento do setor privado, que na visão dele é o que verdadeiramente pode dinamizar a economia, assim como o apoio aos empreendedores.

Masimov se reuniu em Davos nesta quinta com o presidente do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (Berd), Suma Chakrabarti, e com um grupo de investidores internacionais.

Desde que o Berd assinou um acordo de colaboração com o Cazaquistão, em 2014, seus investimentos no país dobraram, disseram à Agência Efe fontes do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos