Dalai Lama faz tratamento para próstata nos Estados Unidos

Nova Délhi, 21 jan (EFE).- O Dalai Lama está nos Estados Unidos para se submeter a um exame rotineiro e a um tratamento de próstata na Clínica Mayo, no estado de Minnesota, informou à Agência Efe uma fonte de seu escritório nesta quinta-feira.

O representante do Dalai Lama em Nova Délhi, Tenpa Tsering, explicou que se trata de uma consulta de rotina que o líder religioso costuma realizar duas vezes por ano, e garantiu que seu estado de saúde é "perfeito".

O líder budista tibetano permanecerá nos Estados Unidos até "março ou abril", estadia em que aproveitará para "descansar" e que se deve a uma questão prática não relacionada ao tratamento, detalhou Tsering.

"Ele tem alguns assuntos" a tratar no país e uma vez "que fez todo o caminho até ali é mais prático ficar", explicou.

O Dalai Lama viajou na terça-feira de Dharamsala, cidade no norte da Índia onde vive desde 1959 e sede do governo tibetano no exílio, com destino a Minnesota.

"Seu calendário regular de compromissos será retomado em março", informou a nota.

A visita à Clínica Mayo acontece em meio a incerteza sobre sua possível sucessão, já que nos últimos meses o Dalai Lama insistiu que a instituição que representa não deve continuar se o povo tibetano não a considerar mais relevante.

No início de setembro o governo chinês publicou um documento sobre o Tibete que defendia seu direito de decidir sobre a escolha do próximo dalai lama.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos