Macri se reúne com Netanyahu e acerta fortalecimento nas relações com Israel

Buenos Aires, 21 jan (EFE).- O presidente da Argentina, Mauricio Macri, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, realizaram uma reunião nesta quinta-feira, em paralelo ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na qual concordaram fortalecer os vínculos diplomáticos e comerciais entre os dois países.

Os dois líderes analisaram uma agenda comum de acordos econômicos sobre investimentos, segurança, defesa e alimentação. Macri fez especial insistência na necessidade de aproveitar a experiência do setor tecnológico de Israel para resolver problemas na Argentina.

Segundo comunicado divulgado pela presidência da Argentina, Macri ofereceu a Netanyahu assessoria para o tratamento de água em regiões desérticas, uma área na qual o país tem ampla experiência.

Como parte da intensa agenda de reuniões previstas para Davos, o líder argentino manteve um encontro com o primeiro-ministro da França, Manuel Valls, para acertar detalhes da visita do presidente do país, François Hollande, a Buenos Aires no fim de fevereiro.

Macri pediu que a França assuma protagonismo na hora de reforçar as relações entre o Mercosul e a União Europeia, uma estratégia-chave de seu governo para ampliar as relações internacionais e comerciais da Argentina.

O presidente estava acompanhado nas reuniões por seu chefe de Gabinete, Marcos Peña, pela ministra das Relações Exteriores, Susana Malcorra, e pelo secretário de Assuntos Estratégicos, Fulvio Pompeo.

Também participa do Fórum Econômico Mundial o líder da Frente Renovadora, Sergio Massa, de orientação peronista, derrotado nas últimas eleições presidenciais ainda no primeiro turno.

Após pouco mais de um mês na presidência, quando implementou rapidamente medidas para tentar dar um novo rumo à economia do país após 12 anos de kirchnerismo, Macri também conversou hoje com diretores de multinacionais como Schell, Facebook, Coca-Cola e Mitsubishi, em busca de mais investimentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos