Netanyahu analisa com Biden e Kerry situação regional no Oriente Médio

Jerusalém, 21 jan (EFE).- O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, analisou a situação do Oriente Médio nesta quinta-feira no Fórum Econômico Mundial de Davos com o vice-presidente e o secretário de Estado americano, Joe Biden, e John Kerry, respectivamente.

O encontro com Biden ocorreu em uma atmosfera de cordialidade e ambos analisaram assuntos relacionados com a segurança, energia e estratégicos no Oriente Médio, informou o escritório do primeiro-ministro israelense em comunicado.

Netanyahu manteve outra reunião com Kerry, parte da qual foi tête-à-tête e na qual abordaram igualmente a situação regional, concretamente na Síria e no Irã, assim como a ameaça do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), além disso do conflito com os palestinos.

O escritório do chefe do governo israelense revelou que Netanyahu mostrou a Kerry um vídeo, que já foi exposto a outros chefes da diplomacia internacional, com o qual Israel trata de refletir a instigação palestina no sistema educacional e nos veículos de comunicação, que segundo sua opinião conduz ao terrorismo.

Israel e EUA poderiam rubricar em breve um acordo bilateral pelo qual Washington entregará ao Estado judeu ajuda militar na próxima década e que deve ser fechado com um memorando de entendimento entre ambos países, apontam meios de comunicação locais.

Dito pacto começou a ser ventilado após o acordo entre as potências mundiais e o Irã no ano passado e se inscreve no recente levantamento de sanções a Teerã, medidas ambas às quais Israel se opõe.

O líder israelense também se reuniu na cidade suíça alpina com dirigentes e altos cargos de companhias de ponta em alta tecnologia, encontros com os quais pretende promover as empresas israelenses neste campo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos