Polícia britânica mantém ordens de detenção sobre Lugovoi e Kovtun

Londres, 21 jan (EFE).- A Polícia britânica mantém vigentes as ordens de detenção sobre Andrei Lugovoi e Dmitry Kovtun, os dois principais suspeitos do assassinato do ex-espião russo Alexander Litvinenko em 2006.

Em comunicado, a Polícia Metropolitana de Londres (MET) confirmou que a investigação sobre a morte segue aberta e ressaltou que sua intenção "sempre será" processar os acusados perante "um tribunal penal britânico". A MET lembrou que se tratou de "um assassinato frio e calculado que causou grande sofrimento a Alexander e a sua família".

Litvinenko, ex-agente do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, sucessor da KGB) e exilado desde 2001 no Reino Unido, morreu em 23 de novembro de 2006 em um hospital de Londres após ser envenenado com polônio 210.

Hoje, a investigação pública sobre sua morte concluiu que os ex-agentes russos Lugovoi e Kovtun, com os quais ele se reuniu um dia de ser envenenado depois de tomar uma xícara de chá, o mataram, atuando "provavelmente" sob as orientações dos serviços de inteligência russos e do presidente Vladimir Putin. Os dois acusados negaram envolvimento no caso e o governo russo denegou a extradição.

O detetive da MET Duncan Ball declarou hoje que "é importante lembrar que, à margem do interesse mundial neste caso, se trata da investigação do assassinato de um homem nas ruas de Londres".

"Marina e Anatoly Litvinenko (viúva e filho do falecido) demonstraram uma grande coragem e dignidade desde a morte de Alexander e, com eles, seguimos comprometidos a levar os responsáveis a Justiça", afirmou.

Ball explicou que a investigação deste caso foi "complexa e meticulosa", e o uso sem precedentes de polônio 210 obrigou a empregar técnicas "inovadoras".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos