Papa pede que não confundam outras uniões com "família querida por Deus"

Cidade do Vaticano, 22 jan (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta sexta-feira que para a Igreja Católica "não pode haver confusão entre a família querida por Deus e qualquer outro tipo de união", em seu discurso de inauguração do Ano Judicial do Tribunal da Rota Romana.

Francisco começou explicando que a época atual é difícil "tanto para as famílias, como para os pastores", que devem acompanhá-las.

Ele lembrou que nos últimos dois anos, com a celebração de dois sínodos dos bispos sobre o tema da família, "a Igreja indicou ao mundo que não pode haver confusão entre a família querida por Deus e qualquer outro tipo de união".

No entanto, Francisco especificou que a Igreja "ao mesmo tempo tem que ter também sempre presente que, por livre eleição ou por circunstâncias infelizes da vida, vivem em um estado objetivo de erro".

A estes, o papa lembrou que "continuam sendo objeto do amor misericordioso de Cristo e portanto da própria Igreja".

Aos membros da Rota, Francisco explicou que a Igreja deve sempre proclamar "o desígnio de Deus Criador e Redentor sobre a sacralidade e beleza da instituição familiar".

Ele reiterou que "a família fundada no casamento indissolúvel e com seu aspecto unitivo e de procriação, pertence ao sonho de Deus e de sua Igreja para a salvação da humanidade".

Por isso, aos membros do tribunal - responsável por conceder a nulidade matrimonial - pediu que, "aos erros que se referem à sacralidade do casamento devem ser examinados muito atentamente".

Diante da avaliação de que para alguns o casamento é algo "efêmero", Francisco explicou que é urgente uma pastoral da Igreja "dirigida à preparação adequada ao casamento, em uma espécie de novo catecismo".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos