Rajoy descarta tentar reeleição como presidente do Governo da Espanha

Madri, 22 jan (EFE).- O presidente interino do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, descartou nesta sexta-feira tentar a reeleição para o cargo, e com isso o rei Felipe VI fará uma nova rodada de consultas com líderes partidários a partir da próxima quarta-feira para buscar um candidato a formar o novo governo do país.

Rajoy, que assumiu a presidência em dezembro de 2011 e concluiu seu primeiro mandato no fim do ano passado, a partir de quando passou a ocupá-la interinamente, não conta com apoio de outros partidos para tomar posse no Parlamento como presidente do Governo.

Felipe VI pediu ao presidente do Congresso, Patxi López, que na próxima segunda-feira lhe entregue em uma nova audiência a lista dos representantes designados pelos partidos mais votados nas últimas eleições para comparecer a esta nova rodada de consultas.

As eleições legislativas espanholas de 20 de dezembro de 2015 tiveram como vencedor o Partido Popular (PP), de Rajoy, com 123 cadeiras no Congresso dos Deputados - número insuficiente para governar sem apoio de uma ou mais legendas bem votadas, pois ficou abaixo da maioria dos assentos, que era de 176.

Em segundo lugar no pleito ficou o socialista PSOE (90 deputados), seguido por duas novas forças, Podemos (69) e Ciudadanos (40).

Rajoy encerrou na tarde desta sexta a rodada de contatos do monarca com líderes dos partidos parlamentares, após a qual corresponde a Felipe VI propor um nome para que se submeta à sessão de posse no Congresso.

O líder do PP disse ontem que pensava em pedir ao rei para que lhe propusesse como candidato a reassumir o governo.

Antes, participaram das consultas os líderes do PSOE, Pedro Sánchez, e do Podemos, Pablo Iglesias, e este último anunciou ao rei sua intenção de formar um governo de coalizão no qual ele mesmo seria o vice-presidente, e Sánchez o presidente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos