Sarkozy apoiará Hollande para retirar nacionalidade de terroristas

Paris, 22 jan (EFE).- O presidente do partido conservador Republicanos, Nicolas Sarkozy, disse nesta sexta-feira que apoiará a reforma constitucional proposta pelo presidente da França, François Hollande, que prevê retirar nacionalidade dos binacionais condenados por terrorismo.

Sarkozy, após ser recebido por Hollande no Palácio do Eliseu, afirmou à imprensa que as condições a esse apoio são em primeiro lugar que se retire a nacionalidade de todo binacional que seja condenado por um crime ou um delito terrorista.

Além disso, quer que se integre na Constituição um procedimento para que o poder administrativo - sem necessidade de autorização judicial - possa estabelecer medidas de residência vigiada ou restrições de movimento em uma região contra "indivíduos considerados perigosos".

O líder da direita francesa e anterior chefe do Estado, disse que tinha mostrado a seu sucessor a "disponibilidade (de seu partido) para votar qualquer texto que reforce a segurança dos franceses".

E acrescentou que, por isso, vai apoiar a reforma que Hollande apresentou três dias depois dos atentados jihadistas em Paris do dia 13 de novembro passado, "se se centrar na constitucionalização do estado de emergência e na retirada da nacionalidade para os binacionais".

Sarkozy pediu ao presidente socialista que lhe apresentasse o texto da lei orgânica que modificará a Carta Magna, e, em resposta, recebeu o compromisso que terá "as linhas principais" e "o calendário".

A retirada da nacionalidade francesa dos binacionais, que deveria superar uma maioria qualificada (mais de dois terços) no Parlamento para entrar na Constituição, encontra grande reserva dentro do Partido Socialista (PS) e com a total oposição dos demais partidos da esquerda.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos