Dilma se reunirá com Morales em fevereiro para tratar agenda bilateral

La Paz, 23 jan (EFE).- Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do e Brasil, Dilma Rousseff, manterão uma reunião em 2 de fevereiro com objeto de abordar a agenda entre ambos países, informou neste sábado uma fonte oficial.

O ministro boliviano de Relações Exteriores, David Choquehuanca, anunciou em entrevista coletiva em La Paz a realização do encontro, embora sem precisar onde vai acontecer.

"Em 2 de fevereiro estamos organizando uma reunião de trabalho com o Brasil", disse o chanceler.

Os líderes se viram pela última vez no final do ano passado, quando mantiveram um breve encontro em Paris, onde ambos participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre Mudança Climática, conhecida como COP21.

Um dos temas principais que Morales e Dilma devem tratar é o dos hidrocarbonetos e da energia, uma vez que o Brasil é o principal comprador do gás natural boliviano.

A Bolívia exporta cerca de 32 milhões de metros cúbicos diários de gás ao Brasil a um preço de aproximadamente US$ 5 por milhão de Unidades Térmicas Britânicas (BTU), a metade do valor que tinha antes do desabamento do preço do petróleo.

O recém-chegado embaixador brasileiro em La Paz, Raymundo Rocha, confirmou em dezembro que seu país necessitará no futuro comprar mais gás e também eletricidade da Bolívia.

As relações entre os dois países atravessaram momentos tensos nos últimos anos devido à fuga e posterior solicitação de refúgio ao Brasil de um senador opositor acusado de suposta corrupção, em 2013, e um ano depois, de um ex-promotor que esteve a cargo de um polêmico caso de separtismo.

A última vez que Dilma visitou a Bolívia foi há um ano, por ocasião da posse presidencial de Morales após as eleições de outubro do 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos