Inundações atingem litoral norte de Havana pela chegada de frente fria

Havana, 23 jan (EFE).- O mar castigou com ondas de até seis metros e provocou inundações neste sábado no litoral norte de Havana, sobretudo na zona do famoso calçadão, após a chegada de uma nova frente fria à ilha caribenha.

Estas inundações, "as maiores dos últimos anos", segundo asseguram moradores do cêntrico bairro de El Vedado, passaram de "moderadas" a "fortes" na manhã deste sábado, por isso que as autoridades mantêm ativo um posto de comando dos bombeiros e unidades de salvamento para socorrer os afetados.

Os fortes ventos, que desde a madrugada alcançaram velocidades superiores aos 45 km/h no litoral norte cubano, provocaram penetrações do mar na cidade suburbana de Santa Fé, onde foram evacuadas 130 pessoas por "precaução" devido à rapidez com que a área costuma inundar.

Enquanto isso, perto do calçadão, os moradores afetados transferiram seus pertences para casas próximas, esperando uma diminuição do nível da água.

"Estamos acostumados, mas cansados", comentou à Agência Efe uma das moradores da região.

O Centro de Previsões do Instituto de Meteorologia advertiu que durante o resto do dia inundações "similares ou de maiores proporções" devem ocorrer.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos