Topo

Maduro diz que irá "com tudo" pra cima de Macri na próxima cúpula da Celac

23/01/2016 23h54

Caracas, 23 jan (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou neste sábado que partirá "com tudo" contra o presidente da Argentina, Mauricio Macri, e outros líderes de direita na cúpula da Comunidade de Estado Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) que será realizada na próxima semana no Equador.

"Quebraram-se as regras do jogo e elas devem ser restabelecidas com base em um grande diálogo. Isso que vou propor na Celac. Vou à cúpula da Celac em Quito com tudo, ninguém vai me calar. Vou com todas as verdades e pedirei que se respeite o espírito de união na diversidade. Não vou aceitar abusos de ninguém lá", disse Maduro.

A cúpula será realizada na quarta-feira com um debate público. Depois, os presidentes terão seis minutos cada para discursar.

Em uma entrevista transmitida pelas emissoras venezuelanas, Maduro disse que "o governo de Macri e outros de direita que existem na América Latina estão excitados e não entenderam a mensagem clara que o comandante (Hugo) Chávez defendeu ao fundar a Unasul e a Celac. Não entenderam ou querem violar a ideia".

"Ou nos respeitamos todos ou acabam as regras do jogo nesta batalha pela nova América e a nova história. Assim digo ao presidente da Argentina, que vem agredindo a Venezuela. Ou nos respeitamos ou acabou essa história. Respeito à Venezuela, respeito à pátria de Bolívar", exigiu Maduro.