Topo

Michael Bloomberg pode concorrer à presidência dos EUA, diz jornal

23/01/2016 16h49

Nova York (Estados Unidos), 23 jan (EFE).- O ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg está avaliando a possibilidade de se apresentar como candidato independente nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos, veiculou neste sabado o jornal "The New York Times".

O empresário, de 73 anos, já foi especulado como participante da corrida pela Casa Branca em outras oportunidades, mas nunca formalizou candidatura.

Em junho do ano passado, alguns líderes democratas tentaram convencer Bloomberg a concorrer com Hillary Clinton pelo direito de ser o representante do partido nas eleições, proposta que foi rejeitada.

O ex-prefeito, que já integrou os quadros do Partido Democrata e do Partido Republicano, agora se diz um político independente.

De acordo com o "The New York Times", Bloomberg pediu a seus assessores que definam planos para a possibilidade de que ele participe da campanha presidencial nas eleições que acaontecerão em novembro.

Segundo o jornal, Bloomberg está irritado com a posição dominante do magnata Donald Trump no lado republicano, e com a dificuldade que Hillary tem tido para captar os votos democratas.

De acordo com fontes não-identificadas, o ex-prefeito de Nova York estaria disposto a investir ate US$ 1 bilhão do próprio bolso para entrar na corrida eleitoral. A decisão final do político seria tomada até março.