Topo

Obama liga para Shimon Peres para saber sobre sua saúde após cirurgia

23/01/2016 17h25

Jerusalém, 23 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou neste final de semana para o ex-presidente isralense Shimon Peres para saber sobre sua saúde e desejar uma pronta recuperação após o recentemente ataque no coração sofrido.

Peres, de 92 anos de idade, saiu na terça-feira do hospital no qual estava internado cinco dias depois de ser submetido a uma intervenção de urgência por um leve ataque no coração.

Em comunicado, o Escritório do ex-presidente israelense, nono chefe do Estado judeu, afirma que Obama ligou para Peres e lhe agradeceu por sua longa amizade em todos estes anos.

"Tive sorte de ser atendido por uma equipe médica muito competente que trabalhou sem descanso, não só para abrir e melhorar minha artéria, mas para melhorar meu coração. Deixei o hospital mais forte do que entrei", garantiu Peres a Obama, de acordo com a nota.

Em paralelo, o primeiro aproveitou a ocasião para mostrar seu apreço por Obama, dizendo que é partidário das vias diplomáticas e que se opõe à guerra e à violência.

"A diplomacia é sempre a via preferida sobre a guerra e a violência e você demonstrou que através da diplomacia é possível alcançar acordos sem precedentes", manifestou Peres.

O ex-presidente israelense agradeceu, além disso, "pelos sete anos de excelente liderança, nos quais construiu vários canais e novos horizontes para os cidadãos dos EUA e de todo o mundo".

Presidente de Israel entre 2007 e 2014, Peres foi também duas vezes primeiro-ministro e outras duas primeiro-ministro interino, além de ocupar 12 vezes cargos ministeriais durante as mais de seis décadas que esteve ativo na política israelense.

Além disso, obteve em 1994 o prêmio Nobel da Paz após assinatura dos Acordos de Oslo com os palestinos, que compartilhou com o primeiro-ministro israelense, Yitzhak Rabin, e o presidente palestino Yasser Arafat.