Topo

Coordenadores da Celac iniciam dupla jornada de trabalho para preparar cúpula

24/01/2016 17h10

Quito, 24 jan (EFE).- Os coordenadores dos 33 países-membros da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) iniciaram neste domingo em Quito uma dupla jornada de trabalho, que se estenderá até segunda-feira, com o propósito de preparar a IV Cúpula presidencial do bloco que acontecerá na quarta-feira na capital equatoriana.

Com o início das "reuniões de trabalho", os coordenadores polirão os documentos da Cúpula, os mesmos que deverão ser revisados e aprovados pelos chanceleres do grupo para depois serem levados em consideração pelos líderes.

O início do trabalho dos coordenadores transcorre com "tranquilidade, eles têm suas reuniões de trabalho" frequentes para este tipo de cúpulas, precisou à Agência Efe uma fonte próxima às discussões, que aconteceram nos salões da Chancelaria equatoriana.

A fonte disse que a Cúpula presidencial, que deve ter a assistência de 22 chefes de Estado e do governo da região, será realizada na quarta-feira na sede da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), localizada a 10 quilômetros de Quito.

Na terça-feira, na própria sede de Unasul, será realizada a IX reunião de chanceleres da Celac, que revisarão e aprofundarão o trabalho dos coordenadores e listarão a agenda da cúpula da quarta-feira.

"Vamos falar da paz, do progresso de nossa América", embora também serão abordados assuntos espinhosos que afetam a região, garantiu na sexta-feira passada o chanceler equatoriano, Ricardo Patiño, em entrevista coletiva na qual antecipou detalhes dos temas que os líderes tratarão.

Além disso, Pañito lembrou que na reunião de quarta-feira, o Equador, que no último ano exerceu a presidência pró témpore da Celac, entregará o bastão à República Dominicana.