Topo

Espanha e Argentina debatem "novas oportunidades"

25/01/2016 12h21

Madri, 25 jan (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, e da Argentina, Susana Malcorra, constataram nesta segunda-feira que as relações entre ambos os países são "muito estreitas" no político e econômico, e que com o governo argentino atual se abrem "novas oportunidades".

García-Margallo recebeu pela primeira vez sua colega depois que o gabinete de Mauricio Macri assumiu o governo em 10 de dezembro do ano passado. A ministra argentina destacou que o governo de Macri está comprometido em manter uma relação especial com a Espanha, com a Europa e com o mundo.

Ela reiterou que seu governo está trabalhando há seis semanas na ideia de transmitir que a Argentina está aberta ao mundo, com "diálogo claro" para obter "o melhor". Neste sentido se referiu a seu interesse em fechar os acordos entre a União Europeia e o Mercosul no primeiro trimestre deste ano e ressaltou que, para isso, conta com o apoio do governo espanhol.

Nesta primeira visita de Susana à Espanha, ambos repassaram as relações bilaterais e Margallo destacou que a Espanha é o segundo maior investidor na Argentina. Ele mostrou sua confiança de que perante a nova etapa se dissipem "algumas divergências" surgidas com o anterior governo, em alusão à desapropriação da companhia petrolífera Repsol de 51% das ações da YPF. Após lembrar sua reunião com Macri em Buenos Aires em 29 de novembro, García-Margallo disse que agora novas oportunidades se abrem nas relações entre ambos os países.

Durante a reunião, eles também repassaram a situação no mundo, com especial atenção à situação econômica, China e evolução do preço do petróleo. De acordo com o ministro espanhol, foram abordadas ainda as situações de Brasil, Colômbia e Venezuela, assim como a União Europeia.