Topo

Kerry chega ao Camboja para debater acordos econômicos e segurança regional

25/01/2016 12h51

Phnom Penh, 25 jan (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, aterrissou nesta segunda-feira em Phnom Penh, onde amanhã se reunirá com o primeiro-ministro cambojano, Hun Sen, para abordar temas como relações econômicas, direitos humanos e segurança na região.

Kerry espera reforçar as relações bilaterais antes da próxima Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) com os Estados Unidos, marcada para os dias 15 e 16 de fevereiro na Califórnia, segundo um comunicado do departamento de Estado americano. O político americano se reunirá também com o ministro das Relações Exteriores do país, Hor Nam Hong, e o número dois da oposição cambojana, Kem Sokha.

A cooperação marítima e as disputas territoriais no Mar da China, nas quais o Camboja é acusado de assumir uma posição favorável à China no passado, serão os principais temas a ser tratado em matéria de segurança regional. Há alguns dias, ONG do país e parlamentares de Asean pediram para Kerry priorizar o respeito aos direitos humanos e denunciar a perseguição de membros da oposição e ativistas.

Kerry chegou a Camboja depois de ter passado por Laos, que este ano ocupa a presidência da Asean, organização da qual também fazem parte Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Na terça-feira, ele irá a Pequim. A previsão é de que se reúna com seu colega chinês, Wang Yi, com o qual tratará diversos temas, entre eles as tensões com a Coreia do Norte.

Em comunicado, o governo chinês informou que confia em que a visita do secretário de Estado americano servirá para melhorar a comunicação entre ambos os países e para trocar opiniões em assuntos de interesse comum.