Topo

Obama diz que condição de favorita de Hillary é privilégio e também um fardo

25/01/2016 17h12

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acredita que a condição de favorita de Hillary Clinton para ser a candidata democrata à Casa Branca é um privilégio e um "fardo", enquanto seu rival Bernie Sanders entrou na campanha com o "luxo" de ser considerado "um azarão".

"Bernie entrou com o luxo de ser um completo azarão (...). Acredito que Hillary chegou com o privilégio e o fardo de ser percebida como a favorita", disse Obama em uma entrevista ao jornal "Politico" divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com Obama, a sua ex-secretária de Estado está submetida a uma pressão maior que o senador Sanders, seu principal rival na disputa pela indicação presidencial democrata, e isso "é uma desvantagem para ela".

Sobre a estratégia de campanha de Sanders, baseada até agora em denunciar a desigualdade da distribuição de renda nos EUA, Obama advertiu na entrevista que um presidente "não tem o luxo de concentrar-se em uma só coisa".

Na entrevista, Obama também rejeita as comparações entre a atual disputa presidencial democrata e a de 2008, quando ele contrariou as previsões e venceu Hillary, que também partia então como favorita.

As últimas enquetes dão uma ligeira vantagem a Hillary para os caucus de Iowa, que acontecerão em uma semana e inauguram o ciclo de primárias dos partidos, enquanto colocam Sanders na frente nas votações que serão realizadas em New Hampshire em 9 de fevereiro.

Durante a entrevista, Obama destacou ainda a importância de que seja outro democrata que lhe substitua na Casa Branca a partir de janeiro de 2017.

A "retórica" e a "visão" dos republicanos se movimentaram "não só em direção à direita" em comparação com as eleições anteriores, mas também rumo a "um lugar que é irreconhecível", criticou o presidente.