Topo

Rohani viaja para Roma determinado a expandir laços com a Europa

25/01/2016 08h08

Teerã, 25 jan (EFE).- O presidente do Irã, Hassan Rohani, viajou nesta segunda-feira para Roma, início de uma tour de quatro dias pela Europa, em que irá também ao Vaticano e à França "determinado a expandir os laços" de seu país com o Velho Continente, em sua primeira viagem ao exterior desde o fim das sanções ao seu país.

Rohani falou rapidamente com jornalistas antes de embarcar com a ampla delegação política e econômica que o acompanhará nesta viagem.

"O Irã está planejando usar a atmosfera positiva criada após a entrada em vigor do Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA) para etsimular o crescimento e o desenvolvimento do país. Esta viagem a Itália e França serve a este propósito", disse o presidente.

Rohani destacou que a tour é importante porque acontece em "um momento histórico" e acrescentou que nela assinará dois importantes acordos com os dois países.

São acordos em áreas de transporte aéreo, para a renovação da frota aérea do Irã; ferroviário; e de cooperação na indústria automotiva.

A viagem de Rohani, de caráter claramente econômico, será uma espécie de novo debut do Irã à comunidade internacional após a formalização do acordo nuclear, agora em janeiro.

Durante a viagem, de quatro dias e o primeiro de um presidente iraniano a países da União Europeia em mais de uma década, Rohani se reunirá com os chefes de Estado e outras altas autoridades da Itália e da França, e com o papa Francisco.