Topo

R.Unido diz que EI está em decadência, e investiga novo vídeo do grupo

25/01/2016 12h29

Londres, 25 jan (EFE).- O governo britânico afirmou nesta segunda-feira que o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) "está em decadência e em retirada", enquanto examina um novo vídeo em que os supostos autores dos atentados de novembro em Paris lançam ameaças contra países ocidentais, incluído o Reino Unido.

Uma porta-voz do primeiro-ministro, David Cameron, confirmou que analistas britânicos analisam o vídeo, falado em francês, e que mostra nove jihadistas aparentemente antes de viajarem para a França para realizar os ataques de 13 de novembro.

"Estamos no processo de examinar este último vídeo de propaganda, que é outro ato deste horrível grupo terrorista que claramente está em declive e em retirada", afirmou a porta-voz em um encontro com a imprensa.

No vídeo, divulgado na internet no domingo pelo site americano de acompanhamento de jihadistas Site Intelligence Group, os milicianos fazem ameaças contra os países da coalizão militar internacional e encorajam ataques de "lobos solitários".

Eles mencionam especialmente, em uma parte em inglês, o Reino Unido - que consideram agora alvo de seus ataques pela decisão do governo de Cameron de se somar aos bombardeios contra o EI na Síria e no Iraque.

Após a divulgação da gravação, o presidente francês, François Hollande, que está em viagem à Índia, que a "França não será abatida por nenhum tipo de ameaça de terroristas", e confirmou a prorrogação do estado de emergência em seu país.