Topo

Partido Comunista do Vietnã afasta primeiro-ministro do país

26/01/2016 01h04

Bangcoc, 26 jan (EFE).- O Partido Comunista do Vietnã (PCV) excluiu o primeiro-ministro, Nguyen Tan Dung, como candidato de seu comitê central, o que afasta o líder do setor reformista dos postos de maior poder no país, informou nesta terça-feira a imprensa local.

Dung, responsável por promover as medidas de liberalização da economia e pela aproximação do país com os Estados Unidos, tinha a intenção de ocupar a Secretaria-Geral do partido, o cargo mais influente, que continuará nas mãos do atual titular, Nguyen Phu Trong, da ala mais conservadora e pró-China.

A decisão final será oficializada no término do congresso quinquenal que o PCV realiza até a próxima quinta-feira para definir a nova liderança do partido, e a estratégia política e econômica do país para os próximos cinco anos.

Os delegados do congresso aceitaram ontem à noite, em uma votação secreta, a renúncia ao comitê central que Dung tinha apresentado no fim de semana, mas que até ontem tentou evitar através de seu complexo sistema de votação, segundo o site "VNexpress".

A exclusão do comitê central, uma entidade com 200 integrantes, impede que Dung possa concorrer a um cargo do politburo que, além do chefe do partido, inclui o primeiro-ministro e o presidente do país, e o presidente da Assembleia Nacional.

A votação culminou vários anos de lutas entre os clãs de Dung e Trong, que nesta ocasião decidiu em favor do último, que será reeleito como secretário-geral após ser nomeado como único candidato, apesar de superar o limite de idade.

Dung era percebido como o líder de maior projeção internacional e o único com coragem para enfrentar a China, país com o qual Vietnã disputa a soberania de várias ilhas no Mar da China Meridional, mas também pesavam sobre ele várias suspeitas de corrupção.

Segundo a imprensa estatal do Vietnã, o congresso também nomeou o número 2 do governo, Nguyen Xuan Phuc, como candidato a primeiro-ministro; o ministro da Segurança Pública, Tran Dai Quang, como presidente do país, e o vice-presidente da Assembleia Nacional, Nguyen Thi Kim Ngan, como presidente do Legislativo.

Com uma população de mais de 90 milhões de pessoas e um PIB que alcançou US$ 186,2 bilhões em 2014, o Vietnã vem buscando há alguns anos novos parceiros comerciais para reafirmar sua autonomia econômica e diminuir sua dependência da China.

Já na seção que trata dos direitos humanos, nenhum dos dois grupos do partido comunista parece disposto a pôr fim à repressão e ao assédio sobre blogueiros e ativistas políticos.