Topo

Praças e parques de Buenos Aires são fumegados para conter avanço da dengue

26/01/2016 13h23

Buenos Aires, 26 jan (EFE).- O governo de Buenos Aires reforçou nesta terça-feira a operação de fumigação das praças e parques de Buenos Aires para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus do dengue, após a confirmação de 24 casos na capital argentina.

"Até o momento foram realizadas 80 ações de prevenção, fumigação e estudo de foco em diferentes bairros da cidade de Buenos Aires", informou o Ministério da Saúde da capital argentina.

Paralelamente à fumigação de zonas de alto risco, as autoridades pediram aos moradores que evitem os recipientes com água nos domicílios e que troquem diariamente a água dos vasos e dos bebedouros dos animais.

Além disso, os centros de atendimento médico estão atentos ao surgimento de pacientes com quadros febris altos e outros sintomas da doença, como dores musculares e nos olhos, brotoejas, náuseas e vômitos ocasionais.

Os 24 casos de dengue confirmados em Buenos Aires têm antecedentes de viagem a áreas de circulação do vírus, e todos os doentes evoluem favoravelmente, segundo o ministério da saúde da capital.

O dengue se transformou em epidemia no nordeste do país, especialmente em províncias como Misiones, onde são diagnosticados cerca de 50 novos casos por dia.

O diretor nacional de Epidemiologia, Jorge San Juan, afirmou ontem que "deixaram de contar os casos de dengue" diante da velocidade de multiplicação. Até o fim de semana já haviam sido contabilizados 1.100 casos.