Chinesa é condenada à prisão por se passar de vítima das explosões de Tianjin

Pequim, 29 jan (EFE).- Uma mulher chinesa que se passou por vítima das explosões do porto chinês de Tianjin ocorridas em 12 de agosto de 2015, nas quais morreram 173 pessoas e 700 ficaram feridas, foi condenada a três anos de prisão por fraude, informou nesta sexta-feira o jornal "South China Morning Post".

A condenada, Yang Cailan, publicou um dia depois do fato várias mensagens no Sina Weibo, o "Twitter chinês", onde dizia ter perdido seus pais nas explosões, por isso que em poucas horas recebeu quase 100 mil iuanes (US$ 15 mil) de internautas que se solidarizaram com sua suposta tragédia.

Apesar do sucesso inicial, os próprios usuários da rede social acabaram denunciando a fraude de Yang, por isso que sua conta do Weibo foi cancelada.

Em 14 de agosto, Yang foi à Polícia local alegando que alguém tinha usado ilegalmente sua conta para publicar informação falsa, mas as investigações das autoridades acabaram determinado que ela era a verdadeira autora das falsas mensagens.

A sentença, ditada na quinta-feira pelo Tribunal Popular de Fangchenggang (sul da China) mas divulgada hoje pelas autoridades locais, inclui uma multa de 8 mil iuanes (US$ 1,2 mil) à condenada.

O acidente de Tianjin, o pior ocorrido no setor industrial chinês em 2015, aconteceu em uma terminal de contêineres de transporte onde eram armazenadas de forma irregular cerca de 3 mil toneladas de produtos químicos perigosos, entre elas 700 de cianureto de sódio altamente tóxico.

O incidente rendeu críticas ao governo chinês pelas poucas medidas de segurança em seu setor industrial, onde os acidentes são frequentes e em algumas ocasiões as autoridades fazem vista grossa em conivência com empresários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos