Topo

Explosão de bomba na Nigéria mata 8 pessoas e fere 27

29/01/2016 13h39

Lagos, 29 jan (EFE).- Pelo menos oito pessoas morreram nesta sexta-feira e outras 27 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um mercado do município de Gombi, no norte da Nigéria, informou a Agência Nacional de Gestão de Emergências do país (Nema).

A explosão, que aconteceu quando o mercado estava abarrotado de gente, poderia ter sido obra do grupo jihadista Boko Haram.

"Disseram-nos que dois terroristas suicidas realizaram o ataque. Nossos especialistas em explosivos foram para o local e poderão determinar a causa do ataque", explicaram ao jornal nigeriano "Daily Post" fontes do Serviço de Emergência estatal.

Um porta-voz da Nema, Abdulkadir Ibrahim, afirmou ao periódico que o número provisório de mortos é de oito pessoas.

No entanto, alguns dos 27 feridos estão em estado grave, por isso que o número de mortos poderia aumentar nas próximas horas.

Embora ninguém tenha reivindicado este atentado em Gombi, no estado de Adamawa, todas as suspeitas apontam para o grupo terrorista Boko Haram.

Na quarta-feira passada, um duplo atentado suicida causou a morte de outras 11 pessoas em um mercado de Chibok, também no norte, onde o Boko Haram sequestrou mais de 200 meninas há quase dois anos.

Nos últimos meses, o Boko Haram estendeu seus ataques para países vizinhos da Nigéria como Camarões e Chade, cujos Exércitos se somaram a uma missão militar multinacional que recuperou boa parte dos territórios que estavam nas mãos dos terroristas.