Menções a Trump dominam primeiros momentos do debate republicano nos EUA

Washington, 28 jan (EFE).- As menções a Donald Trump, favorito nas pesquisas e o grande ausente da noite, dominaram nesta quinta-feira os primeiros momentos do debate principal entre os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos, que está sendo transmitido pela emissora "Fox" e realizado em Des Moines, no estado de Iowa.

Trump se recusou a participar do debate, o último antes do caucus de Iowa, que acontece na próxima segunda-feira, por seu descontentamento com a "Fox", depois que ele se envolveu em uma polêmica com uma das apresentadoras do canal, a jornalista Megyn Kelly.

Kelly, uma das moderadoras do debate, usou a primeira pergunta da noite para questionar os sete candidatos presentes sobre a ausência de Trump.

O senador Marco Rubio disse que "esta campanha não é sobre Trump", a quem chamou de "o maior show da Terra", mas sobre o país e a necessidade de se evitar a eleição no pleito de novembro da pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton.

O também senador Ted Cruz, o mais próximo de Trump nas pesquisas em Iowa, por sua vez admitiu o "enorme entusiasmo" gerado pelo magnata entre os eleitores republicanos e defendeu que os pré-candidatos não entrem em uma espiral de "insultos pessoais".

"Se Donald (Trump) ou qualquer outra pessoa se dedica a insultar, eu não tenho a intenção de corresponder", afirmou Cruz, a quem o magnata atacou com veemência nas últimas semanas.

Já o ex-governador da Flórida Jeb Bush, outra das principais vítimas dos ataques de Trump, disse em tom irônico que sentia saudades do magnata, e afirmou que o pré-candidato é como "um pequeno ursinho de pelúcia" para ele.

Em paralelo ao debate, Trump organizou um ato em benefício aos veteranos de guerra, também em Des Moines.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos