Topo

Negociações sírias começarão com reunião com delegação do governo

Em Genebra (Suíça)

29/01/2016 10h43

As negociações de paz para a Síria começarão nesta sexta-feira (29) com uma reunião entre o mediador da ONU, Staffan de Mistura, e a delegação enviada pelo regime de Bashar al Assad.

"O senhor De Mistura começará com uma reunião com a delegação governamental, que é presidida pelo embaixador da Síria perante a ONU, Bashar Jaafari", indicou Jessy Chahine, da equipe de imprensa do mediador.

Está previsto que a delegação oficial aterrisse em Genebra ao redor das 13h no horário local (10h em Brasília) e que essa primeira reunião ocorra às 16h (13h em Brasília), no recinto das Nações Unidas.

Uma fonte síria em Genebra disse que as consultas serão supervisadas desde Damasco pelo vice-ministro de Relações Exteriores, Faiçal Miqdad.

Além disso, a fonte indicou que depois da reunião com De Mistura, a delegação governamental se reunirá com diplomatas russos credenciados perante a ONU em Genebra.

Mistura receberá depois outros participantes das negociações e representantes da sociedade civil, sem precisar seus nomes nem as organizações que estes representam.

Deste modo, a terceira conferência de paz para a Síria começará sem a presença da principal aliança opositora, a Comissão Suprema para as Negociações (CSN), cujos dirigentes decidiram ontem em Riad que, por enquanto, não enviariam sua delegação às negociações na Suíça.

No entanto, a CSN se reunirá hoje novamente para continuar analisando a situação e eventualmente despachar a Genebra.

A principal justificativa desta ausência tem a ver com o pedido que esse grupo de opositores formulou à ONU para que garanta o cumprimento de uma resolução do Conselho de Segurança em favor do acesso humanitário às áreas sob cerco militar.

A CNS reivindica que estes bloqueios sejam levantados e que tanto o regime sírio como a Rússia cessem seus bombardeios.