Topo

Avalanche mata 5 pessoas nas montanhas rochosas do oeste do Canadá

Da Efe, em Toronto (Canadá)

30/01/2016 03h23

Pelo menos cinco pessoas morreram nesta sexta-feira (29) na província de Colúmbia Britânica, no oeste do Canadá, depois que foram atingidas por uma avalanche que as surpreendeu quando se locomoviam em motos de neve. O acidente aconteceu perto da cidade de McBride, a cerca de 800 quilômetros a nordeste de Vancouver.

A Polícia Montada do Canadá disse em comunicado que o acidente aconteceu por volta das 13h30 locais (19h30 de Brasília) desta sexta-feira e que ainda está tentando determinar se há mais pessoas desaparecidas.

As autoridades assinalaram que foram notificadas pela "ativação de dois sinais diferentes de GPS", que são levados por excursionistas como medida de segurança em caso de avalanche, na área de McBride.

A Polícia Montada enviou um helicóptero ao local que comprovou que tinha ocorrido uma avalanche que alcançou três grupos de excursionistas que viajavam pela região em motos de neve.

"A Polícia Montada e o Serviço de Busca e Resgate seguem tentando determinar se todos os excursionistas que estavam na área foram resgatados", disseram as autoridades.

Entre seis e oito pessoas foram resgatadas após perderem suas motos de neve na avalanche. Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada.

A identidade dos mortos e sobreviventes não foi divulgada pelas autoridades.

Todos os anos várias pessoas morrem no Canadá em consequência de avalanches em locais remotos do oeste do país, em torno das Montanhas Rochosas, uma das regiões preferidas dos amantes de esportes de inverno e aventura na América do Norte.

Michel Trudeau - filho do ex-primeiro-ministro canadense Pierre Trudeau e irmão do atual premiê do país, Justin Trudeau - morreu em 1998 em uma avalanche enquanto esquiava no Parque Provincial Kokanee Glacier, também nas Montanhas Rochosas da Colúmbia Britânica.