Topo

Barco de refugiados naufraga no litoral da Turquia e deixa 39 mortos

30.jan.2016 - Equipe de resgate ajuda criança que sobreviveu ao naufrágio de um barco com refugiados no mar Egeu - Merit Macit/Xinhua
30.jan.2016 - Equipe de resgate ajuda criança que sobreviveu ao naufrágio de um barco com refugiados no mar Egeu Imagem: Merit Macit/Xinhua

30/01/2016 10h10

O naufrágio de uma embarcação lotada de refugiados no Mar Egeu, entre o litoral oeste da Turquia e a ilha de Lesbos, na Grécia, provocou a morte de pelo menos 39 pessoas neste sábado, informou o jornal "Hürriyet".

A Guarda Costeira da Turquia foi alertada sobre o acidente nas proximidades de Ayvacik, na província de Çanakkale, onde o navio lotado de imigrantes viajava em direção à ilha de Lesbos, na Grécia.

As equipes de resgate conseguiram salvar 75 pessoas e recuperaram até o momento 39 corpos na embarcação, que levava cidadãos sírios, afegãos e birmaneses, indicou o jornal turco "Sabah". Os trabalhos seguem com o auxílio de helicópteros e um grupo de mergulhadores.

A polícia da Turquia prendeu um cidadão do país suspeito de ter organizado a viagem, mas o homem se declarou inocente, ao alegar que ele próprio também estava no barco. Os demais sobreviventes foram levados a hospitais da região.

O governo da Turquia informou nesta semana que está acolhendo 2,5 milhões de sírios que fugiram da guerra civil que castiga o país árabe desde 2011.

Segundo com os últimos dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), durante o mês de janeiro, 54.500 refugiados chegaram à Europa através do Mediterrâneo. Entre eles, 50.600 entraram no continente por meio da Grécia. Além disso, 236 pessoas morreram afogadas na travessia.