Grupos rebeldes formam nova coalizão militar na cidade síria de Aleppo

Cairo, 30 jan (EFE).- Rebeldes de nove grupos que atuam na cidade de Aleppo, no norte da Síria, decidiram se unir para criar uma nova aliança, batizada como Brigada do Norte, de acordo com comunicado divulgado neste sábado.

A nova aliança militar inclui a destacada organização Legião do Sham e outras menores, como as brigadas Jund al Rahman, Al Fayr al Sadeq e Ansar Alá.

A nota, divulgada na conta oficial do Twitter da Legião do Sham, afirma que a coalizão pretende "reunir os esforços sob uma visão militar e administrativa que organize a atuação dos rebeldes".

A decisão ocorre em um momento no qual seguem os ataques aéreos da Rússia na periferia de Aleppo, provocando várias mortes entre os combatentes rebeldes e a população civil.

As várias organizações insurgentes sírias formaram durante o conflito muitas alianças militares. Entre elas se destacam a Frente Islâmica, o Exército do Fatah e a Frente Sulista.

A cidade de Aleppo foi alvo de uma ofensiva dos rebeldes no fim de junho de 2012. Desde então, os opositores do regime de Bashar al Assad seguem atacando a região, conseguindo controlar boa parte do território, mas dividem espaço com grupos extremistas. Já o regime sírio domina bairros do oeste de Aleppo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos