Trump diz que não esperava liderar enquetes às vésperas de caucus de Iowa

Washington, 31 jan (EFE).- O aspirante republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump disse neste domingo que quando apresentou sua candidatura não esperava liderar as enquetes às vésperas dos caucus (assembleias populares) de Iowa, que acontecerão amanhã e que representam o começo do processo das primárias no país.

Durante uma entrevista ao programa de TV "This Week" da rede "ABC", o magnata foi perguntado se alguma vez imaginou estar liderando as pesquisas nas vésperas das assembleias populares desse estado, ao que Trump respondeu: "A verdade é que não".

"Sou alguém que sabe como ganhar, mas nunca pensei que lideraria por 24 pontos em diferentes estados", acrescentou.

Ele aproveitou para criticar seu principal rival nas primárias, o senador pelo Texas Ted Cruz, a quem acusou de mentir por dizer que o multimilionário apoia um sistema de saúde similar ao proposto pelo presidente Barack Obama.

"Olha, Ted Cruz é um mentiroso total. Sou totalmente contrário ao 'Obamacare'", afirmou o magnata, que segundo a última pesquisa publicada pelo jornal "Des Moines Register" está à frente dos republicanos nas intenções de voto em Iowa com 28%, enquanto Cruz tem 23%.

A reforma da saúde impulsionada pelo líder pouco tempo depois de chegar à Casa Branca e denominada "Obamacare" pelos republicanos de forma pejorativa é o principal legado de Obama em política nacional, embora também o principal objeto de críticas por parte dos conservadores.

Trump, que não recebeu o apoio oficial de congressista e senador, também disse que em breve terá o respaldo dos colegas de Cruz no Senado.

"Tenho grandes apoios e estão chegando muitos, muitos mais", acrescentou o magnata.

Com os caucus de Iowa de amanhã iniciam nos Estados Unidos um complicado processo de primárias no qual os aspirantes republicanos e democratas à Casa Branca devem conseguir os delegados necessários para garantir a indicação de seu partido às eleições presidenciais de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos