Turcomanos sírios fogem para Turquia diante de avanço de tropas leais a Assad

Ancara, 31 jan (EFE).- Mais de mil refugiados sírios, a maior parte deles turcomanos, fugiram em direção à Turquia nas últimas horas deste domingo diante do avanço das forças leais ao regime do presidente da Síria, Bashar al Assad, no noroeste do país.

O governador da província de Hatay, Ercan Topaca, na divisa entre a Turquia e a Síria, disse hoje à emissora "CNNTürk" que 1.635 sírios entraram no país desde ontem, 1.200 deles turcomanos.

As autoridades da Turquia estão fazendo preparativos para receber a nova onda de refugiados que cruzam a fronteira do país fugindo dos combates no noroeste da Síria.

Abdurrahman Mustafa, presidente da Assembleia Turcomana da Síria, declarou ao jornal "Hürryiet" que o acampamento de Yamadi, situado em frente à cidade de Yaylagadi, na fronteira com o país vizinho, foi evacuado para a segurança dos refugiados.

O campo tinha sido criado pela Turquia para alojar 20 mil pessoas, a maior parte deles turcomanos, ainda em território sírio.

Mustafa afirmou que outro acampamento próximo, o de Obin, tinha sido alvo de um ataque aéreo na sexta-feira e que as forças leais a Assad estão se aproximando da região.

O governo da Síria anunciou na última semana a recuperação da cidade de Rabia, principal reduto rebelde na região montanhosa que fica ao norte da província de Latakia. A reconquista abriu caminho para que as tropas governamentais possam avançar até a fronteira turca, avalia o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

"Após a queda de Rabia, as forças de Assad apoiadas pela Rússia estão se dirigindo a Yamadi. Estão a apenas oito quilômetros do acampamento e por isso decidimos evacuá-lo", indicou Mustafa, acrescentando que um novo campo está sendo montado em território turco para receber os refugiados do conflito.

Os turcomanos são sírios que falam turco e que, em grande maioria, apoiam as milícias que combatem Assad.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos