Coalizão internacional contra EI analisará em Roma suas operações

Roma, 1 fev (EFE).- A capital italiana receberá amanhã uma reunião de ministros das Relações Exteriores da coalizão internacional contra o autodenominado Estado Islâmico (EI) para fazer o balanço de 2015 e analisar o estado das operações atualmente em curso.

A conferência será presidida pelo ministro de Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni, e pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, com a participação d enviado especial dos EUA para a coalizão, Brett McGurk.o

Ao todo, participarão representantes de 23 países, entre eles o ministro interino das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, assim como a alta representante da União Europeia (UE), Federica Mogherini. Também estarão no encontro representantes de Arábia Saudita, Austrália, Bahrein, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha, Jordânia, Iraque, Kuwait, Noruega, Nova Zelândia, Holanda, Catar, Reino Unido, Suécia e Turquia.

O Ministério das Relações Exteriores da Itália sustentou em comunicado que a cúpula de amanhã permitirá estabelecer um balanço sobre as operações do ano passado e reforçar a ação coletiva para impulsionar as frentes atualmente abertas. Também se confirmará o "pleno apoio" ao governo iraquiano presidido por Haider Al-Abadi e às negociações entre a oposição e o governo sírio de Genebra.

Trata-se uma reunião ministerial restrita porque nela só participam os países mais comprometidos na luta contra o terrorismo internacional e o jihadismo. Esse é o terceiro encontro deste tipo realizado desde a criação desta coalizão contra o EI, depois da mantida em Londres e em Paris em janeiro e junho do ano passado, respectivamente.

Está previsto que Gentiloni e Kerry façam uma coletiva conjunta ao término da sessão, que começará às 9h30 horas desta terça-feira (5h30 em Brasília) e está prevista para terminar às 15h (12h em Brasília).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos