Líder do cartel dos Beltrán Leyva é detido no México

Cidade do México, 1 fev (EFE).- O governo do México anunciou nesta segunda-feira a detenção no estado de Sinaloa de Francisco Javier Hernández García, líder do cartel dos Beltrán Leyva e um dos 122 alvos prioritários do país.

"Linhas de investigação assinalam que após a detenção de Héctor Beltrán Leyva, no dia 1º de outubro de 2014, Hernández García assumiu o comando deste grupo delitivo", destacou em mensagem à imprensa o comissário nacional de Segurança, Renato Sales.

A detenção foi efetuada no sábado passado no município de Guasave, em Sinaloa, durante uma operação da Secretaria da Defesa Nacional (Sedena) e da Polícia Federal, e nela também foi preso seu suposto colaborador, Francisco Javier Martínez Coronado.

Com a captura de Francisco Javier Hernández García, de 47 anos, já são 99 os detidos entre os 122 alvos prioritários do governo mexicano, destacou Sales.

"Com os detidos foram apreendidas duas armas longas, duas curtas, assim como um veículo, uma bolsa com pastilhas, aparentemente metanfetamina, e um envelope que continha uma substância com as características de droga sintética", acrescentou o titular da Comissão Nacional de Segurança (CNS).

Segundo relatou Sales, Hernández García, conhecido como "2000", iniciou suas atividades delitivas nos anos 90 como guarda-costas dos integrantes do círculo familiar dos irmãos Beltrán Leyva.

Antes de assumir a liderança do cartel, Hernández García foi "o encarregado regional da estrutura do grupo delitivo em Coahuila, San Luis Potosí, Chihuahua e Sonora, além de estabelecer alianças com outros grupos da delinquência organizada", segundo Sales.

O cartel de Beltrán Leyva surgiu em 2008 como uma ruptura do Cartel de Sinaloa após a detenção de Alfredo "El Mochomo" Beltrán Leyva, devido ao que eles consideraram ter sido uma traição de Joaquín "El Chapo" Guzmán, que foi detido pela terceira vez no último mês de janeiro após fugir em julho de 2015 de um presídio de segurança máxima.

Os Beltrán Leyva se aliaram então com outros cartéis que tinham sido inimigos acirrados do Cartel de Sinaloa, como são o do Golfo e Los Zetas.

Desde 2010, o cartel dos Beltrán Leyva é uma organização severamente golpeada pelo governo e seus integrantes caíram paulatinamente tanto em operações oficiais como em confrontos com seus adversários, principalmente do Cartel de Sinaloa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos