Com 50% da apuração, Hillary aparece com 3 pontos de vantagem sobre Sanders

(Atualiza com novos resultados).

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- A ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, está vencendo o senador por Vermont, Bernie Sanders, por menos de três pontos percentuais na disputa democrata pela candidatura à presidência dos Estados Unidos, no momento em já foram apurados 50% dos votos nas zonas eleitorais no caucus de Iowa.

Segundo dados do jornal "The Des Moines Register", a ex-primeira dama e favorita do lado democrata conquistou 51,25% dos centros de votação, frente a 48,28% de seu principal rival, no caucus de Iowa, que abre a etapa de eleições primárias dos EUA.

O terceiro candidato na disputa para conseguir a candidatura presidencial democrata, Martín O'Malley, aparece muito afastado com apenas 0,45% dos votos.

A expectativa é que Sanders alcance resultados especialmente bons entre os jovens e aquelas pessoas que participam de um caucus pela primeira vez, enquanto a força de Hillary está nos veteranos presentes nestas assembleias.

Iowa, um estado de pouco mais de três milhões de habitantes, é fundamental para Sanders, já que se ganhar ali e nas primárias que acontecerão dentro de uma semana em New Hampshire, o senador, autoproclamado socialista, se transformaria em um sério candidato a ser o indicado democrata à Casa Branca.

Caso contrário, se for derrotado em um dos dois estados, ou inclusive nos dois, sua campanha perderia muito fôlego e voltaria a pairar sobre Hillary Clinton a aura de indicada quase inevitável, algo que nas últimas semanas tinha começado a ficar em dúvida.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos