Equipe de Hillary Clinton a declara vencedora no caucus em Iowa

Des Moines (EUA), 2 fev (EFE).- A campanha de Hillary Clinton declarou nesta terça-feira que sua candidata obteve uma "vitória apertada" sobre Bernie Sanders no caucus de Iowa, embora ainda aguarde a confirmação oficial do Partido Democrata.

Segundo o site do partido, que realizou ontem o caucus (espécie de assembleia popular em que se escolhe o candidato do partido) à presidência dos Estados Unidos no estado considerado estratégico para as eleições americanas, "Clinton obteve 49,9% dos delegados, enquanto Sanders" conseguiu alguns décimos a menos.

Membros do partido trabalharam até a madrugada de hoje, terça-feira, para declarar os resultados definitivos da votação.

O diretor da campanha eleitoral de Hillary Clinton, Matt Paul, disse que a ela ganhou o caucus, segundo o jornal "Des Moines Register".

"Após ter analisado a fundo os resultados, não há incerteza, a ex-secretária de Estado Clinton ganhou com clareza mais delegados nesta votação do que Sanders", declarou Paul ao jornal.

Segundo o responsável da campanha, "estatisticamente", Clinton é a vencedora "e não há possibilidade de o senador Sanders superar a vantagem" obtida por seu oponente.

No entanto, a porta-voz de Sanders, Rania Batrice, disse que ainda há alguns detalhes da votação para definir e dúvidas sobre os resultados de vários condados.

Para os responsáveis do partido, no entanto, os resultados foram os mais apertados da história dos caucuses realizados em Iowa.

As assembleias políticas de Iowa foram as primeiras desde 2008 abertas para os partidos Democrata e Republicano e marcam o princípio do fim da presidência do democrata Barack Obama, que passará o cargo em janeiro de 2017 ao vencedor das eleições de 8 de novembro.

Enquanto os resultados não oficiais parecem dar a Hillary Clinton vantagem sobre o social-democrata Sanders neste primeiro caucus do Partido Democrata, no caso dos republicanos, o senador de ascendência cubana Ted Cruz venceu o polêmico multimilionário Donald Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos