Governo sírio diz que conversas de paz ainda estão em fase preparatória

Genebra, 2 fev (EFE).- O chefe da delegação do governo sírio para as conversas de paz, Bashar Jaafari, disse nesta terça-feira que estas continuam em "uma fase preparatória" porque não se conta com a informação necessária por parte da oposição.

"Não temos nem agenda nem os nomes" dos membros da delegação enviada pela Comissão Suprema para as Negociações (CSN), a principal aliança de grupos políticos e armados opositores ao regime de Bashar al Assad, afirmou Jaafari.

"Os detalhes, do ponto de vista das formalidades, ainda não se resolveram. Estamos na fase preparatória antes do início das discussões indiretas", comentou.

Para começar "devemos saber a identidade dos outros", insistiu.

Jaafari considerou que "para declarar o início oficial (das conversas), é preciso fazê-lo com as duas delegações presentes no lugar, o que ainda não ocorreu".

O mediador da ONU para este processo, Staffan de Mistura, admitiu ontem que ainda não tinha recebido a lista oficial com os nomes dos membros da delegação opositora, mas garantiu que as conversas indiretas de paz para a Síria tinham começado.

O embaixador sírio disse que comentário não necessariamente desmente o dito por Mistura, e opinou se tratar de "uma impressão" do mediador.

"Durante nossa reunião desta manhã, ele se deu conta disto", ressaltou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos