Hillary diz que é "uma progressista que consegue que as coisas sejam feitas"

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- A ex-secretária de Estado Hillary Clinton compareceu nesta segunda-feira diante de seus seguidores, sem que conhecesse ainda o vencedor do caucus (assembleias populares) democrata de Iowa, que dá início ao processo de primárias para as eleições presidenciais dos Estados Unidos, onde superava seu rival democrata Bernie Sanders por menos de um ponto percentual, e lembrou suas credenciais "progressistas".

"Sou uma progressista que consegue que as coisas sejam feitas", disse Hillary a seus simpatizantes, ao lado de sua filha Chelsea e de seu marido, Bill Clinton.

Com 94% da apuração concluída, a ex-secretária de Estado liderava a disputa democrata com 49,8% de apoio, contra 49,6% de seu rival, o senador por Vermont, Bernie Sanders.

Devido à proximidade dos números dos dois candidatos, Hillary evitou proclamar a vitória em Iowa, mas reconheceu "que respira aliviada".

Em seu discurso, Hillary fez mais campanha do que comemorou sua possível vitória e agradeceu o apoio de Iowa, o pequeno estado do meio oeste onde começa a corrida das primárias para escolher os candidatos à presidência nas eleições de 8 de novembro.

Sobre suas diferenças com Sanders e a disputa democrata, a ex-secretária de Estado ressaltou que "é raro ter a oportunidade" de agora, "de ter um verdadeiro confronto de ideias".

No lado republicano, por sua vez, o senador pelo Texas Ted Cruz se impôs sobre o magnata nova-iorquino Donald Trump, com 28% de apoio contra 24% do milionário nas assembleias populares de Iowa.

Entre os democratas, os candidatos tentavam obter 44 delegados dos 4.763 que participarão da convenção do partido, enquanto entre os republicanos eram 30 delegados em jogo dos 2.472 que participarão da convenção para escolher seu candidato.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos