Marco Rubio enaltece 3º lugar conseguido nas primárias em Iowa

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- O pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Marco Rubio, que nesta segunda-feira surpreendeu ao conseguir 23% de apoio no caucus (assembleias pouplares) de Iowa, que lhe valeram a terceira posição, lembrou em discurso para seus simpatizantes que "durante meses" lhe disseram que não teria "qualquer chance".

"Este é o momento que disseram que jamais ocorreria. Durante meses nos disseram que não teríamos qualquer chance. Diziam que eu tinha que esperar pela minha vez", comentou o senador pela Flórida, que tem origem cubana, a seus seguidores.

"Esta noite aqui em Iowa, os eleitores deram uma mensagem muito clara: após sete anos de Barack Obama, não vamos mais esperar para recuperar este país", assegurou Rubio, para em seguida defender o direito constitucional de possuir e portar armas de fogo.

A maioria das pesquisas apontavam Rubio como o terceiro mais votado, atrás do senador texano Ted Cruz e do magnata Donald Trump, com cerca de 15% apoio. No entanto, após os resultados de hoje, Rubio somou 23% dos votos nas zonas eleitorais onde foi realizado o caucus de Iowa, apenas um ponto a menos que Trump.

"Esta não é uma eleição comum. 2016 é um referendo. Um referendo sobre nossa identidade, como nação e como povo. Se (Bernie) Sanders ou (Hillary) Clinton forem eleitos, seremos uma grande nação em declínio", garantiu o pré-candidato republicano sobre seus possíveis adversários democratas.

Rubio também teve palavras para parabenizar Cruz, que foi o vencedor do caucus com 28% de apoio e garantiu os 30 delegados em jogo. O senador pela Flórida também felicitou o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, que anunciou sua saída da disputa após obter apenas 2% de apoio.

Para ser indicado como o representante republicano na corrida presidencial americana, um candidato deve conseguir 1.237 delegados na convenção do partido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos