Prédio da presidência colombiana é esvaziado por fumaça de incêndio florestal

Bogotá, 2 fev (EFE).- As principais entidades do governo da Colômbia, incluindo a presidência, ordenaram nesta terça-feira a evacuação de seu pessoal devido a uma enorme nuvem de fumaça que cobre o centro de Bogotá por causa de incêndios florestais nas colinas orientais da cidade em decorrência da seca que assola o país, informaram fontes oficiais.

A emergência, que obrigou à Secretaria de Ambiente de Bogotá a declarar "alerta amarelo" pela qualidade do ar, se intensificou hoje devido às altas temperaturas registradas em Bogotá e ao vento que ajudou a espalhar as chamas.

A presidência da Colômbia informou que autorizou a saída dos funcionários da Casa de Nariño, sede do governo, "pelo dia de hoje, levando em conta a emergência nas colinas orientais".

No momento da emergência o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, se encontrava a caminho da base militar de Catam, onde tomará o avião que o levará a Washington com vários de seus ministros para uma visita oficial de três dias aos Estados Unidos.

Também foram evacuados os edifícios do Ministério Público, do Banco da República e do Congresso, segundo indicaram estas entidades em suas contas nas redes sociais.

Além disso, cinco universidades e oito colégios suspenderam suas atividades para evitar os efeitos do fumaça, que foi se espalhando rumo a algumas áreas do centro da capital e espera-se que se desloque nas próximas horas para o norte e o ocidente da cidade.

As autoridades recomendaram aos moradores de Bogotá que usem máscaras e retirem com panos úmidos o acúmulo de pó em superfícies de uso constante.

Além disso, pediram aos que padeçam de doenças respiratórias e/ou cardiovasculares, aos maiores de 60 anos, aos menores de cinco e às mulheres grávidas que limitem os esforços e as atividades físicas ao ar livre.

As colinas que rodeiam Bogotá sofreram com o rigor das temperaturas recorde que a cidade registra nas últimas semanas, que na média se situaram acima dos 20 graus, por causa do fenômeno "El Niño", que também provocou uma forte seca em todo o país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos