Raúl Castro ressalta disposição de Cuba a colaborar com a Unesco

Paris, 2 fev (EFE).- O presidente de Cuba, Raúl Castro, ressaltou nesta terça-feira a disposição de seu país a manter a colaboração com a Unesco durante a visita feita a essa organização, na qual se reuniu com sua diretora geral, Irina Bokova.

"A Unesco pode contar com a colaboração de Cuba para o desenvolvimento da educação, da ciência e da cultura, que contribuem ao desenvolvimento da humanidade, da liberdade e do bem-estar", afirmou o presidente, que na segunda-feira iniciou uma visita de Estado à França.

Castro destacou também a disposição de seu país a "colaborar com todos os países do mundo" e citou como exemplos o papel de Havana no acordo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Farc e a atuação dos médicos cubanos frente à epidemia de ebola em África Ocidental.

Por sua vez, Bokova felicitou o líder pelo "processo de transformação e abertura que está em andamento" e destacou que "a organização seguirá apoiando a Cuba em cada passo do caminho".

O dirigente cubano começou na Unesco o segundo dia de sua viagem a Paris, onde ontem foi recebido com honras pelo presidente francês, François Hollande.

Ambos líderes assinaram acordos em âmbitos como a economia, transporte e turismo, e abordaram a execução de novos planos e projetos conjuntos que iniciaram após o pacto alcançado em dezembro com o Clube de Paris para a reestruturação da dívida cubana.

Castro seguirá sua agenda com uma visita à Assembleia Nacional e o Senado e terá reuniões com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e o primeiro-ministro francês, Manuel Valls, antes de retornar amanhã para Cuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos