Sanders afirma que obteve um "empate virtual" com Hillary em Iowa

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- O senador independente por Vermont Bernie Sanders disse nesta segunda-feira que conseguiu um "empate virtual" contra sua rival e favorita à indicação democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, no caucus (assembleias populares) de Iowa, que abriu o processo de primárias no país.

Com 95% das zonas eleitorais apuradas, Hillary obteve 49,89% de apoio, enquanto Sanders ficou com 49,59%, o que representa praticamente um empate na importante disputa de Iowa, que põe Sanders definitivamente na corrida pela indicação do Partido Democrata.

"Quero agradecer à secretária Clinton e a sua organização por sua vigorosa campanha, assim como ao governador O'Malley", disse Sanders a seus simpatizantes após conhecer os resultados, lembrando o ex-governador de Maryland, que abandonou a disputa nesta mesma noite ao conseguir menos de 1% de apoio.

"Quando penso no que ocorreu esta noite, penso que as pessoas de Iowa mandaram uma mensagem muito profunda ao 'establishment' político, econômico e midiático. É tarde demais para as políticas e a economia do 'establishment'", garantiu Sanders, que se autoproclama um socialista.

O senador independente voltou a situar a desigualdade econômica no centro do debate eleitoral e também se referiu a outros temas que orientam sua agenda política, como o direito à educação superior e à saúde gratuitas, a regulação de Wall Street e a modificação do sistema de financiamento das campanhas políticas.

"Não podemos continuar com um sistema corrupto de financiamento de campanha", comentou Sanders ao lembrar a influência das grandes fortunas na vida política americana.

"Recebemos nesta campanha US$ 3,5 milhões em contribuições. A contribuição média foi de US$ 27. Não representamos os interesses da classe milionária, de Wall Street. Não queremos seu dinheiro", disse Sanders ao defender seu modelo de campanha, baseado em doações de pequenos contribuintes particulares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos