Ted Cruz comemora vitória em Iowa com menções a Deus e críticas a Washington

Des Moines (EUA), 1 fev (EFE).- O senador pelo Texas e pré-candidato republicano à presidência dos Estados Unidos Ted Cruz comemorou nesta segunda-feira com seus simpatizantes a vitória no caucus (assembleias populares) de Iowa, que dá início ao processo de primárias, com reiteradas menções a Deus e críticas aos "burocratas" de Washington.

"Deus abençoe o grande estado de Iowa", foram as primeiras palavras de Cruz aos concentrados para, em seguida, assegurar que "esta noite é uma vitória para os conservadores de base, para os conservadores corajosos em Iowa e em todo este país".

Cruz, que tem origem cubana, se impôs nas assembleias populares deste estado rural do meio oeste dos EUA por mais de três pontos percentuais sobre seu perseguidor mais imediato, o magnata imobiliário Donald Trump, ao conseguir 27,7% dos votos contra 24,3% do multimilionário nos centros eleitorais.

"Iowa disse que o candidato republicano e o próximo presidente dos Estados Unidos não será eleito pelos meios de imprensa. Não será eleito pelo 'establishment'. Não será eleito pelos 'lobbies'. Será eleito por nós, o povo americano", afirmou Cruz, que apareceu acompanhado de sua família.

O político texano, próximo do movimento ultraconservador "Tea Party", estava atrás de Trump nas pesquisas, especialmente nas dos últimos dias, por isso sua vitória em Iowa foi um impulso para sua campanha para as próximas prévias eleitorais no restante dos Estados Unidos.

"A de hoje é uma vitória para milhões de americanos", concluiu Cruz, que criticou os políticos "de carreira" de ambos os partidos em Washington.

O senador pelo Texas se impôs em uma disputa com recorde de participação em Iowa, já que o Partido Republicano informou que mais de 180 mil pessoas participaram do caucus, o que representa quase 60 mil pessoas a mais que o recorde estabelecido em 2012.

Em Iowa, os candidatos republicanos disputavam os 30 delegados do estado para a convenção que elegerá o candidato do partido, para o que necessitam reunir um total de 1.237 delegados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos